Eleições
Os candidatos a vereador dos municípios do interior ainda estão entendendo as novas regras e as contas que deverão ser feitas para se eleger.
Eleições 2
O novo sistema proporcional garante maior equilíbrio de vagas entre os partidos. É preciso fazer o cálculo para descobrir o Quociente Eleitoral (QE) - número de vagas que cada partido precisa ter para conseguir uma cadeira na Câmara Municipal.
Eleições 3
Tem partido com candidatos fortes que não conseguirá elegê-los, um recado aos políticos para os próximos pleitos: Escolher partidos que lhe dê condições reais de se eleger.
Dourados
Em Dourados o candidato José Carlos Barbosa tem a grande maioria dos candidatos ao cargo de vereador. DEM, PSDB e MDB são os pesos-pesados da coligação. Na chapa também está o PSB, do vereador Maurício Leme, que recuou da chance de ter candidatura majoritária própria aos 45 do segundo tempo.
Dourados 2
O PTB, que lançou o indígena WIlson Mattos para concorrer ao cargo de prefeito, tem os vereadores Junior Rodrigues e Jânio Miguel, que competem por uma vaga com Liandra Brambilla, que é a favorita da prefeita Délia Razuk. A expectativa é que apenas dois sejam eleitos pela chapa, esvaziada antes dos registros de candidatura.
Dourados 3
O MDB também sofre, os vereadores Olavo Sul, Carlito do Gás, Juarez de Oliveira e Cirilo Ramão, têm um duro páreo pela frente. Junto com o ex-vereador Laudir Munaretto e os aspirantes PM Cidão e Marcel Matoso, brigarão por duas ou três vagas que a chapa deve conquistar.
Dourados Tucano
O PSDB, que tem atualmente os vereadores Sérgio Nogueira, SIlas Zanatta, Idenor Machado e Denize Portollan, tem os aspirantes Thiago Wesley, o candidato do deputado Marçal Filho, Rogério Yuri, Valter Hora, Geraldo Sales e Wilson Brum. Mesmo com todo o esforço deve eleger apenas dois dos candidatos. Vale lembrar que Idenor deixou a vida política para se dedicar a família.
Dourados PT
O vereador Elias Ishy, único representante do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal, terá pela frente um novo desafio, já que dois de seus mais ferrenhos apoiadores a professora Gleice Jane e o bancário Ronaldo Gomes também buscam uma cadeira de vereador.