Nesta quarta-feira (26) policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam mais de 33 toneladas de maconha, em Maracaju.
O entorpecente estava em uma carreta que trafegava por uma estrada vicinal que dá acesso a MS-166. Dois batedores que vigiavam a estrada para o motorista do caminhão foram presos.
A ação ocorreu durante ações da Operação Hórus em patrulhamento pela MS-166, quando os policiais avistaram o veículo com placas de Maracaju, que seguia no sentido contrário em uma estrada vicinal, sendo que ao perceber a presença do DOF o motorista tentou fazer uma manobra para entrar em uma estrada transversal.
Os acusados foram presos e encaminhados junto com os veículos, os semirreboques e a droga para a sede da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por desenvolverem clandestinamente atividade de telecomunicação.
Maior apreensão da história
A apreensão realizada ontem pelo DOF é a maior já registrada no Brasil. O recorde anterior, também registrado em Mato Grosso do Sul, era da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que em ação conjunta apreenderam 28 toneladas de maconha, no mês de maio deste ano, em uma estrada entre Tacuru e Iguatemi.
Com a apreensão de ontem o DOF já tirou de circulação 180,5 toneladas de drogas de 1º de janeiro e 26 de agosto deste ano. No mesmo período do ano passado foram apreendidas 73,2 toneladas de drogas. Em todo o estado já foram apreendias este ano mais de 510 toneladas de drogas, que é mais que o dobro do ano passado, quando foram tiradas de circulação pouco mais de 243 toneladas de entorpecentes.