Um dos pratos típicos do Pantanal, o macarrão pantaneiro, também conhecido como macarrão boiadeiro ou de comitiva –uma variação do arroz carreteiro.
O prato tem como objetivo ser uma refeição prática para as comitivas, que cavalgam pelas áreas alagadas do Pantanal conduzindo o gado. Confira abaixo a receita do pesquisador e chef sul-mato-grossense Paulo Machado, autor do livro “Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores”.
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
Lamine a carne-de-sol e lave-a em água corrente abundante, para retirar o excesso de sal. Em uma panela alta, refogue o alho no óleo quente. Junte a carne picada, fritando-a até dourar.
Acrescente o macarrão quebrado (em no mínimo três partes) e frite mais um pouco, até que as pontas adquirirem uma coloração esbranquiçada. Adicione o suco de laranja, para soltar o fundinho da panela, e a água quente até quase cobrir a mistura.
Cozinhe em fogo médio com a panela aberta, mexendo de vez em quando para acomodar o macarrão, até que ele fique macio e a água seque. Sirva com o cheiro-verde e o coentro.