O Santos é o grande campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. Mesmo sem entrar em campo, o Peixe assegurou o troféu na tarde deste sábado (16), após o empate de 1 a 1 entre Novorizontino e Paysandu, em jogo realizado no interior paulista.
Com o tropeço do Tigre, que chegou aos 64 pontos, o time da Vila Belmiro, com 68 pontos, não pode mais ser alcançado na tabela. Na sexta-feira, o Mirassol já havia empatado com o Operário, eliminando suas chances matemáticas de título e deixando o Novorizontino como o único concorrente restante.
Concentrados no CT Rei Pelé para o duelo deste domingo contra o CRB, os jogadores santistas acompanharam o desenrolar da partida decisiva pela televisão. O Peixe já havia garantido o acesso à elite do futebol brasileiro na rodada anterior e agora celebra o título com duas rodadas de antecedência.
A comemoração oficial acontecerá neste domingo, na Vila Viva Sorte, às 17h (horário de Brasília), quando o Santos enfrenta o CRB pela 37ª rodada da Série B. Todos os ingressos foram esgotados dias antes, demonstrando a empolgação da torcida. Embora esperada, a presença de Neymar no evento não será possível devido a compromissos profissionais do jogador.
Com a conquista da Série B, o Santos alcança seu décimo título nacional. O clube já soma oito taças do Campeonato Brasileiro (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004) e uma Copa do Brasil (2010), quando contou com o talento de Neymar e Paulo Henrique Ganso.
Agora, o Peixe volta a figurar na Série A com a moral elevada e uma torcida que jamais deixou de apoiar o clube em sua trajetória de superação.