Agora é oficial: o filho de Ronaldinho Gaúcho é jogador das categorias de base do Barcelona. João Mendes, de 18 anos, assinou contrato com o clube na manhã desta quinta-feira, passando a integrar o time juvenil do clube catalão - onde o pai se tornou uma lenda nos anos 2000, defendendo a equipe principal.
A contratação já havia sido indicada pelo próprio R10 anteriormente, e confirmada pelo presidente do Barça, Joan Laporta. Porém, ainda estava em aberto a categoria que ele integraria em La Masia, a famosa academia de base do clube catalão. Na ocasião, Laporta exaltou a chance de seguir com uma forte ligação a Ronaldinho.
"Estamos orgulhosos de continuar a saga do Ronaldinho. Queremos que o filho do Ronaldinho continue sua carreira aqui. Vamos fazer um contrato para ele. Não sei se será para o Juvenil B. O moleque tem qualidade e estamos felizes. Gostamos de manter essa relação com Ronaldinho. A pressão sobre o menino é grande, porque Ronaldinho foi um dos melhores da história. O filho tem pressão , mas é função dos nossos treinadores que ele possa desenvolver suas habilidades", disse o mandatário.
João fazia testes no Barça desde o início do ano e chegou, finalmente, a um acerto com o clube onde o pai se consagrou como melhor jogador do mundo em 2004 e 2005. O jovem atuou por quatro anos nas categorias de base do Cruzeiro e deixou o clube mineiro no ano passado.
João chegou à Toca da Raposa em maio de 2018, quanto tinha 13 anos. No ano seguinte, quando completou 14 anos, o jovem firmou acordo com a Raposa para treinar na categoria sub-14. O jogador participou de competições de base da Raposa e também ganhou títulos nas categorias que participou.
O jovem é fruto do relacionamento de Ronaldinho Gaúcho com Janaína Natielle Mendes, ex-bailarina. Na época do teste na Toca da Raposa, a mãe foi uma das responsáveis pela decisão de levar o garoto para as categorias de base do Cruzeiro.