Em um jogo com emoção até o final, o Dourados venceu o Operário por 4 a 2, na tarde deste domingo (23), e conquistou o vice-campeonato do estadual sul-mato-grossense de 2021. A colocação pode fazer o DAC, em seu primeiro ano no futebol profissional, disputar competições nacionais em 2022.
A partida foi toda com o Dourados tendo mais a posse de bola e o Operário assustando muito nos conta ataques e bolas paradas. Aos 7 minutos, o Galo saiu jogando errado, Adriano dividiu com o goleiro Diego e a bola sobrou para Rilber, que teve muita calma para abrir o placar. Dois minutos depois, no entanto, o Operário empatou, com Jefferson Reis girando bonito pra cima da marcação.
Ainda no primeiro tempo, Rilber marcou mais um, de cabeça, aproveitando escanteio. Novamente, a alegria do DAC durou pouco. Na jogada seguinte, Maurício empatou, também de cabeça, após cobrança de falta.
No segundo tempo, o Operário conseguiu se defender melhor e levava perigo nos conta ataques. No melhor deles, Dill ficou cara a cara, driblou o goleiro e parou no zagueiro Felipe, que salvou em cima da linha. O castigo veio aos 49 minutos do segundo tempo. Praticamente no último lance, Thiago Moura cobrou falta com perfeição, no ângulo do goleiro Diego, dando o vice-campeonato para o Dourados.
Ainda deu tempo para, logo na sequência, Rilber fazer mais um e decretar a festa do interior na capital. O atacante do DAC ainda irá pedir música no Fantástico neste domingo. Com o resultado, o Dourados garante participação na Copa Verde de 2022 e dependerá do Aquidauanense para participar do Brasileirão da Série D no ano que vem.
Caso o Azulão passe da fase preliminar, teremos dois clubes sul-mato-grossenses na competição nacional. Se o Aquidauanense cair na primeira fase, o estado dependerá do ranking da CBF para avaliar se terá a segunda vaga. Até o momento, apenas o campeão Costa Rica está garantido na Série D. O Operário, na terceira colocação, terá mais um ano sem competições nacionais.