Os dois times diretamente classificados para as semifinais do 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) de 2021 perderam os confrontos e não avançaram para a decisão, marcada para 4 de setembro, às 13 horas (no horário de Brasília), no Rio de Janeiro. É a primeira vez, na história do CBLOL, que as duas melhores equipes da fase de classificação perdem nas semifinais para as quais avançaram diretamente, pulando as quartas.
Campeã do 1º Split do CBLOL 2021, a paiN Gaming teve a melhor campanha da fase de classificação, com 14 vitórias e quatro derrotas, mas caiu na semifinal ao perder por 3 a 2 para a Rensga. O time do clube de Goiânia avançou aos playoffs com o 4º lugar na primeira fase, tendo 11 triunfos e sete revezes. Nas quartas de final, os Cowboys aropelaram a LOUD por 3 a 0.
Já a Vorax Liberty passou diretamente às semifinais com o 2º lugar da fase de classificação, somando 12 vitórias e seis derrotas. Na semifinal, porém, a equipe perdeu por 3 a 1 para a RED Canids Kalunga, que ficou na 6ª posição na fase de pontos, no limite da zona de classificação, com dez triunfos e oito revezes. Nas quartas de final, a Matilha bateu o Flamengo por 3 a 0.
Com isso, os dois primeiros semifinalistas, definidos por conta das campanhas de destaque na fase de classificação, perderam as semifinais pela primeira vez na história.
Em 2015, no ano em que o CBLOL ganhou o formato de liga, com jogos semanais em estúdio, o 1º Split teve INTZ e Vivo Keyd classificadas diretamente para as semifinais por terem ocupado as duas primeiras posições da fase de classificação. Ambas derrotaram as adversárias que vieram das quartas de final e fizeram a decisão daquela edição.
No 2º Split de 2015, novamente INTZ e Vivo Keyd foram as duas primeiras colocadas da fase classificatória e avançaram para as semifinais. Os Guerreiros perderam para a paiN Gaming, que passou pelas quartas de final, mas os Intrépidos derrotaram a g3nerationX, adversária que veio da fase anterior.
Em 2016, só o 1º Split teve um formato parecido com o atual, com a diferença de que, naquele campeonato, eram oito equipes participantes, e não dez, como atualmente. Vivo Keyd e INTZ lideraram a fase de classificação e passaram diretamente às semifinais. Ambas venceram os confrontos contra times que vieram das quartas de final. No 2º Split, o CBLOL passou a ter o top 4 disputando as semifinais.
Em 2017, 2019 e 2020, também com oito equipes participantes, o CBLOL teve o formato em que só o top 4 avançou aos playoffs para disputar as semifinais.
Em 2018, o CBLOL usou um formato de escada, com os cinco primeiros times disputando os playoffs. Líder da fase de classificação nos dois splits, a KaBuM avançou diretamente para as finais nas duas edições e venceu ambas, conquistando dois títulos na temporada 2018.
A final do 2º Split do CBLOL 2021 entre Rensga e RED Canids será em 4 de setembro, às 13 horas (no horário de Brasília), no Rio de Janeiro, em local não anunciado. Por conta da pandemia de Covid-19, o evento decisivo não será aberto ao público e contará com medidas de prevenção à doença. O confronto, em melhor de cinco partidas (md5), dará o título, o prêmio de R$ 70 mil e a classificação para o Worlds, o Campeonato Mundial de LoL.