O Brasil encerrou nesta segunda-feira sua participação na Solidarity Cup, torneio amistoso preparatório para a Copa do Mundo masculina de basquete. A seleção brasileira foi superada pela Sérvia por 89 a 85 em um jogo decidido apenas no último minuto, em Shenzhen, na China.
Bruno Caboclo ficou muito perto de um duplo-duplo, com 16 pontos e oito rebotes. Benite foi o cestinha do Brasil com 17 pontos. Também se destacaram Raulzinho (11 pontos e sete assistências), Tim Soares (10 pontos) e Yago (10 pontos).
Com o resultado, o grupo do técnico Gustavo de Conti fecha a série de amistosos para a Copa do Mundo com três vitórias (Sudão do Sul, Austrália e Venezuela) e duas derrotas (Itália e Sérvia). Venceu o torneio Boomers x World na Austrália, mas saiu sem vitórias da Solidarity Cup na China.
- Mais do que os rivais duríssimos, a maneira como jogamos é muito positiva. Pudemos fazer todos os testes, analisar o grupo, e temos um saldo muito positivo dessa preparação. Vamos fortes para o Mundial, sabendo o tamanho do desafio, dos rivais, mas com muita confiança base grupo que já mostrou o que pode entregar - disse técnico Gustavo De Conti.
A Copa do Mundo de Basquete começa no próximo dia 25, sexta-feira, e será disputada em três países: Japão, Filipinas e Indonésia. O Brasil está no grupo G, ao lado de Costa do Marfim e Espanha, além do adversário da estreia Irã.
As duas melhores seleções das Américas na competição garantem vaga nas Olimpíadas de Paris 2024. Há uma segunda chance de conquista de vaga, por um Pré-Olímpico repescagem, com países de todos os continentes, no ano que vem.