O evento conta com palestrantes especialistas em várias temáticas relevantes para a educação básica e para a educação superior
Em sua sexta edição, o evento elege como tema central "Escola e Universidade Pública em tempos de reconstrução". Propõe-se a articular docentes, técnicas/os e acadêmicas/os que atuam em instituições de ensino superior e pesquisadoras/es que investigam questões ligadas à temática da formação e do trabalho docente. De outro, articula-se aos profissionais da educação básica, visando “a aproximação da universidade com a escola permitindo que a própria universidade se aproprie de um conhecimento da realidade que a fará repensar o seu ensino e a sua pesquisa” (Paulo Freire, 2006, p.81-82).
O VI Seminário Formação Docente – Intersecção entre Universidade e Escola configura-se em espaço de formação por meio de conferências e palestras, e enquanto espaço de divulgação científica notadamente pela apresentação de trabalhos derivados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Iniciação Científica, mestrado e doutorado. Abre espaço para a apresentação de relatos de experiências derivadas das escolas de educação básica e de atividades vinculadas à Extensão (PIBEX), Projeto de Ensino, PIBID e Residência Pedagógica.
O evento conta com palestrantes especialistas em várias temáticas relevantes para a educação básica e para a educação superior, tais como:
Dr. Lourival José Martins Filho (MEC/Udesc/Abalf), docente da Udesc, ex-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização e atualmente é o novo diretor de Formação Docente e Valorização do Profissionais da Educação, da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação que tem como atribuição subsidiar, formular e acompanhar políticas, programas e ações de formação e valorização de profissionais da educação básica, em articulação com órgãos e entidades públicas e privadas.
Dr. Luiz Fernandes Dourado (UFG/Anpae), foi conselheiro do CNE, profundamente envolvido com as discussões relativas à formação de professores, sendo o relator da Resolução CNE/CP n. 01/2015, atualmente integra grupos de trabalho no âmbito do MEC destinados a discutir a formação de professores e é presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Administração Educacional (ANPAE).
D.ra Malvina Tuttman (FEERJ/Anfope/Unirio) - integrou o Conselho Nacional de Educação (CNE), participando ativamente da elaboração da Resolução CNE/CP 7/2018 acerca da Curricularização da Extensão nas IES.
Prof. Heleno Araújo, coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), órgão criado pela Portaria do Ministério da Educação n.º 1.407 de 14 de dezembro de 2010, instituído por lei com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) tem entre outras atribuições: I. Participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política nacional de educação; II. Acompanhar e avaliar os impactos da implementação do Plano Nacional de Educação. A interlocução com o Prof. Heleno Araújo é essencial para inserir as Instituições de Ensino Superior do nosso Estado no debate acerca da elaboração do novo Plano Nacional de Educação. O coordenador do FNE que conduzirá o debate sobre o novo PNE (2024-2034).
Destacamos, ainda, a importância das mesas que discutirão Bullying e violência nas instituições escolares, a Educação Especial, a Reforma do Ensino Médio e a uberização e youtuberização do trabalho docente, temas relevantes para a Educação Superior e para a Educação Básica.
A programação detalhada pode ser acessada no site: https://www.geppef.com.br/