Na manhã de hoje (05) foi realizada a solenidade de colação de grau remota de 50 formandos de 18 cursos de bacharelado e de licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O evento contou com aproximadamente 180 pessoas acompanhando a transmissão ao vivo da videoconferência e enviando muitas mensagens de congratulação pelo chat.
A formatura contou com a participação de estudantes dos cursos de graduação de: Ciências Contábeis, Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física (Licenciatura), Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Gestão Ambiental, Matemática (Licenciatura), Pedagogia, Psicologia (Licenciatura e Bacharelado), Química (Licenciatura e Bacharelado), Relações Internacionais, Sistema de Informação e Zootecnia.
A mesa diretiva foi composta pela reitora pro tempore, Mirlene Ferreira Macedo Damázio, pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Selma Helena Marchiori Hashimoto e pelo pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Mário Sérgio Vaz da Silva.
Ao longo do curso, os estudantes têm oportunidades de participar de projetos e programas que podem incrementar a formação acadêmica e proporcionar experiências inesquecíveis. Além de participar na organização de eventos e colaborar em diversas ações de extensão, Antonio Idêrlian Pereira de Sousa coordenou três projetos, um para inclusão digital, ensinando informática para idosos, crianças e moradores dos bairros populares (2017-2019), outro sobre geoprocessamento em parceria com a Defesa Civil de Dourados (2019), oferecendo curso para profissionais e estudantes de 17 municípios e o mais recente (2020), durante a pandemia, foi o de mapeamento de contágio do novo coronavírus em cinco municípios de Mato Grosso do Sul.
EXCEPCIONALIDADE
A primeira cerimônia de colação de grau realizada a distância na história da instituição ocorreu em 5 de maio de 2020, antecipando a formatura do curso de Medicina como uma das medidas de combate a pandemia do novo coronavírus (Portaria do MEC nº 383, de 09/04/20 e Medida Provisória nº 934, de 1º/04/2020).
Já no mês de junho, com a Resolução º 88 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC) e a Instrução Normativa nº 5 da PROGRAD/UFGD, a UFGD estabeleceu, em caráter de excepcionalidade, critérios para que estudantes concluintes do segundo semestre do ano letivo de 2019, de qualquer curso de graduação da UFGD, pudessem fazer a colação de grau por videoconferência. Até ano passado, essas colações eram realizadas presencialmente no gabinete da Reitoria, por envolver os casos dos acadêmicos que por diversos motivos, não puderam se formar com a turma toda.
Por meio das cerimônias remotas, a Universidade buscou seguir as orientações das autoridades públicas de saúde, garantindo o isolamento social e evitando aglomerações para conter a disseminação comunitária da covid-19, porém sem deixar de conceder o diploma de graduação aos estudantes.