O Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, realizou a sexta ação do projeto de extensão “Preparando o terreno, plantando a semente: oferta de cursos de capacitação em turismo e áreas afins à comunidade quilombola São Miguel, Maracaju-MS”, coordenado pela professora Dra. Rúbia Martins.
A ação foi realizada neste último sábado, 25 de maio de 2024. Nesta ocasião os membros da comunidade quilombola que ao longo dos últimos nove meses participaram do projeto e a representante da Prefeitura de Maracaju (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) Marcelle Nogueira, foram recebidos na Unidade Universitária de Dourados.
A comunidade foi recepcionada pelos docentes colaboradores do projeto, professora Rúbia Martins, Rodolfo Ramos, professora Dores Grechi, professora Patrícia Statella e pelos discentes do segundo e terceiro ano do Curso de Turismo, que organizaram um café da manhã e almoço para os presentes.
Nessa sexta ação a professora Rúbia Martins ministrou a oficina “Rol de Oportunidades de Visitação (ROVUC): planejando o turismo na Comunidade Quilombola São Miguel”. Utilizando esta ferramenta de planejamento que foi adaptada pelo Instituto Chico Mendes à realidade das áreas protegidas no Brasil, os membros da comunidade quilombola elaboraram dois roteiros turísticos, com base nos atrativos naturais e culturais do quilombo, nas atividades que já ofertam aos turistas que recebem, bem como na infraestrutura existente.
Esta ação marcou a finalização do projeto que teve a duração de nove meses e contou com a participação de sete colaboradores que realizaram sete atividades junto à Comunidade Quilombola São Miguel.