A professora Deumeires Morais tomou posse nesta quinta-feira (2/6) como presidente interina da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). Ela assume o cargo no lugar de Jaime Teixeira que se licenciou da função por intenção de disputar as eleições de outubro próximo.
“A Fetems continuará com suas pautas de lutas e reivindicações juntos aos gestores municipais, principalmente no tocante a implementação da nova Lei do Piso Nacional, e com os todas as atividades previstas no planejamento do mandato da direção. Ou seja, os trabalhos são constantes e não vão parar, a Educação precisa ter representantes no legislativo, pois os avanços só serão possíveis por meio de leis que valorizam a classe trabalhadora”, disse ao passar o bastão à nova presidente.
Para Deumeires, a busca pela valorização profissional dos educadores será mantida durante o período à frente da Federação.
"A luta de todos e todas foi intensificada nos últimos anos pelo fato do governo impor a retirada de direitos, muitos deles conquistados após muita luta, e ainda continuar com a política de desmontes, colocando inclusive a nossa própria democracia em risco”, afirmou.
Quem é a presidente?
Deumeires Morais nasceu em 24 de novembro de 1965 na cidade de Tupi Paulista (SP), é casada com o professor Darcízio Rodrigues de Morais e tem dois filhos.
Graduada em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Dracena e graduada em Matemática pela UEMS em Dourados, com especialização em Gestão Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá.
Deumeires Morais atuou como professora de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Dourados desde 1988, e da Rede Estadual desde 1987; foi Diretora da Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, eleita pela comunidade por 20 anos, e ainda presidente do Conselho de Diretores das Escolas Municipais de Dourados, o qual presidiu por 17 anos.
Também foi membro da diretoria da Fetems desde 2005, tendo sido vice por dois mandatos, secretária Geral por dois mandatos e secretária de Comunicação por quatro anos.