Na noite desta quinta-feira (29), a Câmara Municipal de Dourados concedeu ao sócio proprietário do Insta MS, Darcízio Rodrigues de Morais, o Diploma Educador Emérito.
Entre os homenageados estão educadores aposentados que ao longo de muitos anos prestaram serviço nas redes municipal, estadual e privada de ensino, participando da formação da base educacional da cidade.
Darcizio, que é professor da Rede Pública desde 1987, foi homenageado pelo vereador Daniel Júnior, que foi seu aluno na Escola Municipal Etalívio Penzo.
"Fico muito feliz por ter sido lembrado pelo vereador Daniel. É o reconhecimento por tantos anos da minha vida que dediquei ao ensino público. Fui professor e gestor, enfrentei as dificuldades que a rede pública apresenta e penso que fui vitorioso, tanto que hoje recebo o reconhecimento de um ex-aluno meu."
Daniel foi eleito vereador na eleição de 2020, pelo Patriotas, quando obteve expressivos 1.095 votos. Empresário, evangélico e liderança da Juventude Douradense, o parlamentar tem se dedicado a melhoria da rede pública de educação do município.
Currículo
Professor Darcizio Rodrigues de Morais é natural de Xavantina, Mato Grosso, atual Santa Rita do Pardo, Mato Grosso do Sul.
Formou-se em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Dracena no ano de 1986, em São Paulo e é Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela UNIGRAN – Universidade da Grande Dourados e em Gestão Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Rio de Janeiro e pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso de Sul) em 2012.
Reside na cidade de Dourados desde 1987, casado há 34 anos com a Professora Deumeires B. S. Rodrigues de Morais, pai de dois filhos: Cassius Vinicius, 34 e Thiago Augusto, 32 sua nora Eulália e suas netas Ana Julia, Alicia Maria e Gianna. Lecionou nas Escolas Tancredo Neves, EM Etalivio Penzo e na EE Floriano Viegas Machado. Cursou Mestrado em Educação pela UTCD – Universidad Técnica de Comercialización de Desarrollo, em Pedro Juan Caballero, Paraguay, curso paralisado para a defesa por não ter a validação no Brasil.
Foi professor na EE Floriano Viegas Machado desde 1990 e atuou como diretor substituto nos anos de 1996, sendo designado Diretor adjunto a partir de fevereiro de 1998, foi eleito diretor adjunto em 14 de dezembro de 1998 atuando até dezembro de 2000. Em 1º de janeiro de 2001 foi designado Diretor da escola cumprindo mandato até 14 dezembro de 2001, quando assumiu um mandato eleito a partir de 15 de dezembro do mesmo ano. E sendo reeleito diretor com mandato a partir de 01 de janeiro de 2005 e encerrando esta gestão em 30 de junho de 2008. Em primeiro de julho de 2008 assumiu novamente a direção da escola após nova eleição, tendo novamente como diretora adjunta a Professora Roseli da Silva Reis Oliveira, mandato este que terminou dia 30 de novembro de 2011.
De 1° dezembro de 2011 foi eleito novamente para a Direção da escola até 31 de dezembro de 2015.
Foi eleito para seu último mandato para a direção escolar para o período de 01 de janeiro de 2016 ate 31 de dezembro de 2019.
Participou das conferência internacional da educação no ano de 2011 em Buenos Aires, Argentina, no ano de 2012 em Santiago, Chile, em 2013 e 2014 em Recife, Brasil e em 2015 em San Jose, Costa Rica.
Darcizio enfatiza que a educação escolar e os processos de formação do educador, não podem estar alheios ao contexto em que vivemos hoje, devemos pensar em propostas educacionais levando em conta a pluralidade étnica e cultural de uma sociedade formada pela miscigenação, priorizando a democratização do acesso e permanência de todos os indivíduos, independente de sua condição racial-cultural e social.
Aposentou em dezembro de 2019 na rede municipal de Dourados e março de 2020 na rede estadual de Mato Grosso do Sul.