A deputada estadual Gleice Jane, do PT, foi indicada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul como titular da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE-MS). A Resolução 933 foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (18), que traz o deputado Junior Mochi (MDB) como suplente.
A comissão é formada por 20 membros, titulares e suplentes, representantes de dez instituições ligadas ao ensino ou que desenvolvem trabalhos voltados à educação. Além da SED e ALEMS, participam o Conselho Estadual de Educação, Fórum Estadual de Educação, Tribunal de Contas do Estado, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, União Nacional dos Dirigentes Municipais, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul, Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul e União dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.
As metas e as estratégias estão alinhadas às do Plano Nacional de Educação, com vistas à melhoria do padrão de qualidade da educação brasileira. Os resultados, que serão apresentados no relatório de monitoramento, gerado pela comissão e aprovados pela sociedade em audiência pública, mostram um retrato geral da educação em Mato Grosso do Sul, das redes de ensino públicas e privadas.
Gleice tem dedicado seu mandato a promover uma agenda progressista centrada em mulheres, educação, arte e cultura, LGBTQIA+, combate ao racismo, povos indígenas, meio ambiente, agricultura familiar e luta sindical, além de temas transversais voltados às mulheres, como saúde e inclusão de mulheres PCDs.
Professora, ela tem se colocado ao lado da categoria contra as perseguições ideológicas e preconceitos. No último mês, questionou o Governo do Estado sobre a retirada de livros didáticos aprovados no PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) manifestando-se contrária à retirada de obras que já haviam passado por análise do Ministério da Saúde e adquiridas com recursos públicos.
Aureni Lima de Araújo Domingos
Muito competente confio no seu trabalho e luta pela educação entre outras.