São Paulo, maio de 2025 – O mercado de veículos usados e seminovos registrou forte crescimento em abril, com 1.083.394 unidades vendidas, um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período de 2024 e 8,2% superior às vendas de março deste ano, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
O volume de negócios no segmento de usados supera em mais de cinco vezes o de veículos novos, que emplacou 197.076 unidades no mesmo mês, de acordo com a Fenabrave. A diferença entre os dois mercados chega a impressionantes 449,8%, reforçando a preferência do brasileiro por carros seminovos.
O Volkswagen Gol manteve a liderança, com 65.355 unidades comercializadas, seguido pelo Hyundai HB20 (35.920) e pelo Chevrolet Onix (35.565). A Fiat Strada, única comercial leve entre os dez mais vendidos, ocupou a quarta posição, com 35.371 unidades, consolidando-se como uma das preferidas no segmento.
Confira o ranking completo:
O crescimento das vendas de usados reflete a busca por opções mais acessíveis em meio ao cenário econômico atual, além da alta demanda por veículos populares, como Gol, HB20 e Onix. A Fiat Strada, líder entre os comerciais leves, também se destaca pela versatilidade, sendo sucesso tanto no mercado novo quanto no seminovo.
Especialistas apontam que a valorização dos seminovos e a expansão do crédito direcionado têm impulsionado as transações. Enquanto isso, o mercado de novos enfrenta desafios como altos preços e estoques limitados, fatores que ampliam a vantagem dos usados.
Perspectivas para os Próximos MesesA expectativa é que o segmento mantenha o ritmo aquecido, especialmente com a entrada de novos modelos seminovos provenientes de frotas e renovação de estoques. A Fenauto projeta que, se o cenário se mantiver, 2025 pode fechar com recorde histórico no setor.