O aumento na procura por carros seminovos e usados desde o ano passado contribuiu para a elevação de preços de vários modelos e até para ajudar a derrubar alguns paradigmas sobre modelos fora de linha. Pois um levantamento realizado pela plataforma de comércio de veículos InstaCarro apontou que alguns modelos chegaram a ser vendidos por valores mais de 30% superiores aos da Tabela Fipe, que é considerada uma das referências do mercado para a compra e venda de automóveis.
A InstaCarro elencou os preços médios dos automóveis em sua base de clientes no mês de abril deste ano e identificou os dez modelos mais valorizados em relação ao que descreve a Fipe. O SUV Volkswagen T-Cross 2020 teve valorização de quase 33% acima do mercado. Outro modelo bem colocado no lavantamento foi o furgão Fiat Fiorino 2005, negociado por 13,34% acima do valor estimado.
Mas de acordo com a InstaCarro, essa valorização não é regra para todos os modelos. Um ponto forte para conseguir um bom valor na venda é o estado geral, do veículo, quilometragem, documentação em dia, etc.
“A tabela FIPE é um indicador, mas sua finalidade é mais para cotação de impostos e tributos do que para mensurar a negociação de um veículo. Nem sempre ela vai trazer o valor adequado para determinado modelo. A melhor alternativa é contar com ferramentas que auxiliam nesse sentido, possibilitando encontrar as melhores oportunidades para todos”, explica o CEO da InstaCarro, Luca Cafici. Confira abaixo o ranking completo.