AEmbrapa Alimentos e Territórios participará, entre os dias 24 e 28 de maio, de oficinas on-line promovidas pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e pelo Ministério do Turismo (MTur) com o objetivo de identificar elementos para o Plano de Ação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, no âmbito do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil” (IFB/MTur).
"Uma das linhas de trabalho deste centro de pesquisa tem foco na agregação de valores, Gastronomia e Turismo Rural, orientada a desenvolver soluções inovadoras a partir da conexão da produção agropecuária aos patrimônios natural, cultural, agrícola e alimentar, no contexto das paisagens alimentares", diz Aluísio Goulart, analista do Setor de Comunicação para Inovação e Tecnologia da instuição em Maceió (AL).
Ele destaca que o centro de pesquisas possui atuação nacional com foco no desenvolvimento de inovações voltadas à promoção de produtos agroalimentares diferenciados e seus territórios, por meio da prospecção da biodiversidade e da valorização do patrimônio cultural, agrícola e alimentar.O evento contará com a participação de especialistas em turismo e gastronomia das cinco macrorregiões brasileiras. As oficinas deverão elencar estratégias de promoção dos destinos.
A elaboração de políticas públicas para o setor também é um dos objetivos da iniciativa. Os trabalhos serão conduzidos no formato de Grupos de Trabalhos (GT) restritos aos convidados, no entanto, a abertura oficial do evento é aberta ao público e poderá ser acompanhada pela TV IFB no Youtube, dia 24 de maio, a partir das 9h30.