A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) continua atuando com ações que visam o fortalecimento, técnico e administrativo dos pequenos produtores rurais no Distrito de Anhanduí. Para os últimos meses do ano, o escritório da Sidagro instalado no Distrito programou três cursos que impactam na geração de renda das famílias de produtores, criando ambiente favorável para a retomada da economia neste momento de pós-pandemia.
“São cursos muito importantes para o produtor, troca de experiências e conhecimento que podem ajudar na agregação de renda das famílias”, comenta o agrônomo João Duarte, superintendente do Agronegócio da Sidagro.
Esses cursos são realizados em parceria com o Sindicato Rural, responsável pelo material necessário para o curso e também para o almoço dos alunos e com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que disponibiliza o instrutor. A Sidagro fornece o local e estrutura necessária para realização do evento, além de mobilizar os alunos e acompanhar todo o curso.
Devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus e as normas de biosegurança, as turmas são compostas por no máximo 7 alunos. Em 2021 já foram realizados 9 cursos, formando pouco mais de 60 alunos em segmentos diversos da produção rural.
GERANDO RENDA
Com objetivo de conhecer o sistema de produção de hortaliças e utilizar as informações para a implantação de uma horta, o primeiro curso a ser realizado em Anhandui será “Implantação e manejo básico de horta”. Para esse curso, que começa nesta segunda-feira (18), as vagas já estão preenchidas e a transferência de conhecimento será realizada no Assentamento Três Corações.