Para promover a conexão entre grandes e pequenos empresários e gerar novas parcerias, o Sebrae/MS realizou, na tarde de quarta-feira (6), a primeira Sessão de Negócios específica para o setor de turismo na sede da instituição em Dourados. O evento incentivou a formação de redes de contato e o estreitamento de laços, promovendo colaborações futuras por meio de uma metodologia dinâmica e produtiva para apresentação de fornecedores de produtos e serviços, a maioria oriundos de Dourados, mas também com participantes de Caarapó, Bonito e Campo Grande.
A sessão contou com a participação de aproximadamente 30 empresas que atuam direta ou indiretamente no trade turístico da região, abrangendo setores como hospedagem, alimentação, transporte, comunicação e comércio, além de atrair instituições de formação profissional ligadas ao turismo. Sendo a primeira iniciativa com o foco no segmento, o evento representou um importante passo do Sebrae para estimular novas oportunidades de negócios na área.
“Embora a cidade já possua um setor de turismo de negócios estruturado, novas oportunidades estão surgindo em Dourados e nas cidades vizinhas, revelando um potencial ainda maior para diversificação e expansão do segmento, como o turismo rural e de lazer. Esses novos horizontes incluem o desenvolvimento de rotas e atividades que conectam os visitantes à cultura, natureza e tradições locais, ampliando a oferta turística de toda a região. Assim, a cidade se prepara para ser um polo de integração entre negócios e experiências autênticas, consolidando um trade turístico mais dinâmico em MS, por isso aproximar os empresários do setor se faz tão relevante”, destacou a analista-técnica do Sebrae/MS, Paula Yuri Shimonishi Lardo.
Durante a sessão de negócios, empresários e fornecedores também tiveram a oportunidade de compartilhar ideias e identificar parceiros comerciais. O gerente do Terraços Flat Hotel, Werno Eberhardt Júnior, participou do evento em busca de estabelecer uma rede de indicações para que ele e outros hotéis possam recomendar empreendimentos locais aos hóspedes, como restaurantes, farmácias e academias, oferecendo eventualmente algum incentivo, como descontos, para esses clientes. “Meu objetivo aqui foi totalmente alcançado. Tenho muito a agradecer a todos os participantes e ao Sebrae por esta oportunidade. Vou repetir o que eu disse em todas as rodadas: essa união entre nós vai fazer toda a diferença para o nosso objetivo maior, que é alcançar os nossos resultados”, afirmou o empresário.
Ana Lígia Bressan, empreendedora do Pudim da Ana, também aprovou a iniciativa. “Esta foi a primeira vez que participei de uma rodada de negócios do Sebrae e achei muito interessante a forma dinâmica do evento, que nos permite conhecer muitas empresas em pouco tempo. Além de prospectar novos clientes, pude compartilhar experiências do dia a dia com outro colega do setor. Meu objetivo é ser referência na cidade, então busco atender tanto o setor de turismo quanto outros setores”, contou Ana Lígia.
Já Kelvin Ryan Noro Carvalho, da Chokkora Doces, expressou seu entusiasmo com a experiência. “Antes de começar, eu estava receoso que fosse algo muito burocrático e que eu estivesse em desvantagem por ter apenas 23 anos e minha empresa, quatro. Mas foi o contrário; consegui trocar ideias e vou fechar negócios com um hotel. Participar dessa sessão foi muito interessante”, avaliou.
Além de promover a cooperação entre os empresários, a presença de instituições de formação profissional, como o Senac, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Funtrab, possibilitou um diálogo entre representantes dessas organizações e potenciais contratantes sobre as necessidades do trade turístico em relação à demanda por mão de obra qualificada.
“Gostei muito da sessão. Vim para ficar uma hora e meia e acabei ficando até o final. Preciso tanto encontrar pessoas para preencher vagas quanto cadastrar empresas que precisam de novos colaboradores, e aqui conheci contatos importantes. Fico satisfeito com essa iniciativa e sugiro que seja realizada com mais frequência”, comentou o gestor da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e da Casa do Trabalhador, Clécio Tina.
-
Saiba mais sobre as iniciativas realizadas pelo Sebrae para o setor de turismo, por meio do contato pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.