O prefeito Gilberto Garcia e o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, participaram do Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários de Desenvolvimento que atuam nos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Realizado em Bonito (MS), o evento promovido pelo Sebrae com tema central “Conectar para transformar”, apresentou uma ampla programação voltada para trabalhar a liderança dos gestores públicos, promover boas práticas e apresentar iniciativas inovadoras capazes de impulsionar o crescimento das cidades e melhorar a qualidade de vida da população.
Por meio de videoconferência a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou do evento e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo programa Cidade Empreendedora e do conteúdo apresentado durante o encontro. “Falar sobre gestão e aplicá-la é algo que faz a diferença, além disso, o Cidade Empreendedora permite que os prefeitos tenham os municípios na mão. Estamos passando por um momento difícil, de inflação e crise energética, e há uma série de desafios que precisam ser enfrentadas pelos gestores municipais, e com conhecimento e gestão é possível fazer a diferença”, comentou a ministra.
Com a duração de 15 meses, o Cidade Empreendedora é executado em 22 municípios de Mato Grosso do Sul e em 28 de Mato Grosso. Por meio do programa, são realizadas várias iniciativas que ajudam a transformar a economia e alavancar o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Feito em parceria com as lideranças e com a população, o Plano de Desenvolvimento Econômico é uma das entregas do Cidade Empreendedora e elenca as ações prioritárias para promover melhorias em cada município.
Nesse contexto, os prefeitos e secretários de Desenvolvimento Econômico desempenham um papel importante para que essas iniciativas sejam executadas junto com a comunidade e auxiliem no crescimento da cidade.
O conselheiro do Sebrae/MS e Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, reiterou a relevância do encontro para a formação de lideranças e promoção do desenvolvimento. “O Sebrae oportuniza a esses prefeitos conhecerem um pouco mais a respeito de gestão, do número do seu município e o que pensa a sociedade. O governo adota a filosofia do municipalismo, ou seja, o Estado apoia muito a iniciativa com os municípios por entender que o município crescendo o estado vai crescer junto com ele e esse programa Cidade Empreendedora é um dos grandes instrumentos que a gente tem para o desenvolvimento municipal. Então, que a gente saia daqui, com mais conhecimento, com mais motivação, com mais liderança em torno dos propósitos de cada município”, enfatizou Riedel.
Ao fazer um balanço do evento, os representantes de Nova Andradina destacaram a responsabilidade como gestores no desenvolvimento do município.
“A nossa missão, como líderes desse processo, é implantar as mudanças necessárias para atender a demanda das pessoas e dos pequenos negócios, pois quase 80% das atividades estão baseadas nas pequenas empresas. O desafio é melhorar o ambiente de negócios, compreender a capacidade de transformação e geração de emprego dessas pequenas empresas. Nesse encontro, aprendemos muito com outros municípios e a expertise do Sebrae, que está conosco nesta jornada”, analisa o prefeito Gilberto Garcia.
Hernandes Ortiz complementou: “Temas como a atração de novos investimentos, boas práticas para impulsionar a economia por meio das compras públicas, transformação digital e cases de sucesso foram discutidos no âmbito da gestão pública. Através dessas experiências, adquirimos novos conhecimentos e novas ferramentas importantes para o desenvolvimento do município”.
Também se fizeram presentes neste encontro, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck; o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Derly Cunha Fialho; diretor-superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça; a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França; e o conselheiro do CDE do Sebrae/MS e presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.
Palestras e painéis
Durante todo o dia, o Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários de Desenvolvimento promoveu dois painéis e onze palestras. Na manhã desta segunda-feira (4), o cronograma foi aberto por um painel que teve como tema central “Desenvolvimento sustentável, nova economia e suas perspectivas”. Entre os palestrantes esteve Jaime Verruck que expôs a agenda de desenvolvimento para o Estado de Mato Grosso do Sul.
Além dele, também participou do painel, Eduardo Riedel com a abordagem do tema “Gestão pública para resultados e eficiência de recursos”; e o procurador-geral adjunto de justiça institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPE/MS), Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, com uma palestra sobre o papel do MPE para o desenvolvimento dos municípios.
Também durante a manhã, foi realizado o segundo painel “Sonho compartilhado e a visão de futuro de um território” com a presença do empreendedor, case de sucesso, Geraldo Rufino, e do empresário Augusto Barbosa Mariano, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito.
Já no período da tarde, secretários e prefeitos se dividiram para participar de programações distintas que aconteceram de forma simultânea. Para os líderes do executivo, foram realizadas cinco palestras que abordaram temas como a transformação digital do desenvolvimento, a importância no Plano Plurianual para lidar com desafios, e de que maneira as equipes que atuam na administração pública podem ajudar a impulsionar o desenvolvimento.
Os secretários participaram de quatro palestras voltadas para as áreas de sustentabilidade e inovação; que falaram também a respeito do papel da função que desempenham, além da apresentação de boas práticas. Uma delas foi ministrada pelo conselheiro do CDE do Sebrae/MS e secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, que apresentou formas de utilizar as potencialidades do município para promover o desenvolvimento.
Por fim, no final da tarde, os secretários e prefeitos se uniram novamente e participaram de duas palestras – uma apresentou estratégias para que os municípios consigam atrair novos investimentos e a outra teve a proposta de expor aos participantes boas práticas para impulsionar o ciclo virtuoso da economia por meio das compras públicas. No período da noite, o grupo participou de um momento de networking e troca de experiências.