Em homenagem ao Dia do Piauí, a Ambev apresentou na última segunda-feira (19), em um evento exclusivo para a imprensa, a cerveja Berrió, uma cerveja inspirada na identidade, valores culturais, tradições e costumes do povo piauiense.
A bebida, que leva na sua composição o caju produzido no estado, é leve e refrescante - ideal para os dias quentes do Piauí. De acordo com o gerente de marketing da cerveja, Leandro Thot, o projeto foi um grande desafio, visto que o caju não é um insumo tão tradicional no mercado cervejeiro.
“Esse projeto começou na África, em Uganda, onde existia uma frente de trabalho da AMBEV em relação ao combate ao álcool ilegal, que é muito comum aqui no Brasil, especialmente em alguns estados e em Uganda foi o primeiro projeto do que a gente chama de cerveja regional com base em insumo local. Hoje a gente já tem três marcas regionais, a Nossa em Pernambuco, a Legítima no Ceará e a Magnífica no Maranhão, as três usam como ponto de partida a mandioca e aqui no Piauí a gente optou pelo caju porque é um processo de pesquisa e a escolha não é nossa, a escolha é do piauiense, ele que escolheu a matéria-prima que ele gostaria que a gente desenvolvesse”, afirmou.
Leandro afirmou ainda que a aceitação do piauiense com a cerveja na fase de testes foi praticamente unânime e que durante a fase de planejamento, foram realizadas centenas de entrevistas para entender a relação do piauiense com a cerveja.