Nesta sexta-feira (01), a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) está promovendo um exercício simulado para o "Plano de Defesa" na implementação de uma nova doutrina de atuação na segurança das muralhas da Penitenciária Estadual de Dourados. A atividade ocorreu também nessa quinta-feira e foi considerada um sucesso.
O simulado ocorre no período das 15h às 19h e visa o planejamento estratégico e a apresentação de um plano-piloto em decorrência da modernização da zona de segurança perimetral da referida penitenciária, conforme informações divulgadas pela própria Agepen.
Este exercício simulado envolve policiais penais responsáveis pela segurança interna e externa, atuantes na Penitenciária Estadual de Dourados, bem como membros do Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e do Grupamento de Escolta Penitenciária (GEP).
Conforme a Agepen, o treinamento baseia-se em protocolos já adotados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) no Sistema Penitenciário Federal, além dos procedimentos realizados pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) na doutrina de combate ao "Domínio de Cidades" ou "Novo Cangaço", com a participação de outras forças de segurança.
O exercício simulado conta com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar, do Batalhão da Polícia Militar de Dourados, do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da presença de instrutores da Senappen. Esta iniciativa reforça o compromisso das autoridades na constante busca por aprimoramento e eficiência no sistema penitenciário local.