A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e seus 74 sindicatos filiados realizam, nesta quarta-feira (23), uma mobilização em defesa da valorização profissional e pela realização imediata de concurso público para a Educação no Estado.
A ação tem como objetivo cobrar do Governo do Estado a abertura de novas vagas efetivas para professoras, professores, administrativas e administrativos da rede estadual de ensino, fortalecendo o quadro de servidores e garantindo a valorização das trabalhadoras e trabalhadores nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul.
O movimento será marcado pela entrega de um abaixo-assinado com milhares de assinaturas da categoria com apoio da sociedade civil, que reivindicam a realização urgente de concursos públicos como medida essencial para o fortalecimento da carreira e para assegurar o direito à educação pública de qualidade.
A programação começa às 8h30, com concentração na Assembleia Legislativa, onde a FETEMS fará o uso da Tribuna e o protocolo do abaixo-assinado. Às 11h, haverá ato na SED (Secretaria de Estado de Educação) e, no período da tarde, o movimento segue para o MPMS (Ministério Público de MS), onde também será entregue o documento.
Para a presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, a mobilização é uma demonstração da força e da unidade da categoria na defesa da valorização profissional e da escola pública.
“Essa é uma mobilização construída coletivamente por professoras, professores, administrativas e administrativos da Educação. O concurso público é uma ferramenta essencial de valorização profissional e de fortalecimento da carreira, porque garante o ingresso justo, a estabilidade e o reconhecimento de quem faz a escola pública acontecer todos os dias. Estamos unidas e çunidos para cobrar o que é de direito: valorização e respeito à Educação pública de Mato Grosso do Sul”, afirma.
A FETEMS reforça que a realização de concursos públicos é condição fundamental para o fortalecimento da rede estadual de ensino, garantindo a renovação dos quadros, a continuidade pedagógica e o reconhecimento profissional das trabalhadoras e trabalhadores que constroem diariamente a Educação pública sul-mato-grossense.
Serviço
O que?
Mobilização em prol da realização de concurso público para a Educação
Quando?
Quarta-feira (23)Horário: 08h30 (Assembleia Legislativa); 11h30 (Secretaria de Estado de Educação), e no período vespertino (MPMS)