A estudante Natália da Silva Aquino, 18 anos, que cursou no ano passado o Projeto AJA-MS ( Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso Do Sul) – Novos Percursos em 2024, na Escola Estadual Cívico-Militar Maria Corrêa Dias, em Anastácio, foi aprovada para o curso: Sistemas para internet, no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).
Por ocasião da aprovação, a estudante, escreveu um depoimento de sua experiência no projeto: “Eu, Natália, fiz o projeto AJA com intuito de concluir o ensino médio mais rápido. E foi maravilhoso, os professores sempre muito atenciosos tentando nos ajudar ao máximo, procurando ensinar da melhor forma e também os puxões de orelha para não desistirmos”.
“Para muitos não foi fácil, mas tenho certeza que o projeto AJA ajudou e muito! Eu fui uma, dos muitos alunos que passaram por esse projeto e eu só tenho a agradecer, e espero que continue existindo para abrir portas para novos alunos, assim como abriu para mim. Este ano terei a oportunidade de cursar faculdade de sistemas para internet graças ao projeto AJA. Agradeço a todos os professores e em especial a professora Gilcelem e ao professor Mário, vocês foram importantes para minha jornada, muito obrigada”, enfatiza Natália
AJA
O Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul é ofertado em 35 municípios do estado e conta com uma equipe multidisciplinar e docente, que atende especificamente jovens em distorção idade/ano, sendo estes, público alvo do projeto.
O AJA-MS, dispõe de uma proposta pedagógica adequada às especificidades dos adolescentes e jovens, respectivamente, na faixa etária de 13 a 17 anos da etapa do Ensino Fundamental, e de 17 a 21 anos da etapa do Ensino Médio, de tal forma que, promova a aprendizagem, por meio dos princípios, do acolhimento, do protagonismo juvenil, do diálogo recíproco, da pesquisa científica e da formação cidadã.