O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) lançou um formulário para que alunos em processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliem os instrutores de aulas práticas de direção. O questionário é enviado por e-mail aos estudantes que concluíram as aulas práticas e fica disponível até a realização do exame prático.
A iniciativa tem como objetivo coletar a opinião dos alunos sobre as aulas e o desempenho dos instrutores. As respostas serão somadas às avaliações feitas pelos diretores dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para escolher os melhores instrutores de trânsito do ano. O prêmio "Instrutor do Ano" foi criado em 2024 e já está em fase de avaliação.
“A opinião dos alunos é fundamental para melhorar o processo de ensino e formação de condutores. Por isso, é essencial que eles respondam ao questionário antes de fazer o exame prático”, afirma Emerson Tiogo, gerente de Cursos e Capacitação do Detran-MS.
Critérios para o prêmio
Para concorrer ao título de "Instrutor do Ano", os profissionais devem ministrar aulas na categoria B, ter credencial válida, ter encaminhado pelo menos 36 alunos para exames práticos e receber no mínimo 18 avaliações dos estudantes.
“A avaliação dos alunos terá peso significativo. Eles responderão perguntas sobre o conhecimento do instrutor em relação às normas de trânsito, metodologia de ensino, desempenho e outros aspectos. Queremos reconhecer e valorizar os bons profissionais da área”, explica Andrea Moringo, diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS.