Parceria entre Prefeitura de Dourados e UEMS/UNAMI amplia ofertas de atividades para idosos
A Prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), estabeleceu uma colaboração inovadora com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e seu projeto UNAMI (Universidade Aberta da Melhor Idade). Como resultado dessa parceria, agora são oferecidas aulas de espanhol e a oficina de mosaico nos Centros de Convivência do Idoso André’s Chamorro e Maria Martiniano.
A parceria foi anunciada pela secretária Daniela Hall que expressou sua satisfação com a parceria. “Estamos muito felizes em oferecer esse espaço acolhedor aos alunos da UNAMI e promover essa integração entre os idosos. A parceria com a UEMS fortalece nosso compromisso em proporcionar oportunidades educacionais e de convívio para nossa querida Melhor Idade”.
A atuação de Hall à frente da Semas tem tido destaque. A advogada, que é vereadora e está licenciada, organizou a parte administrativa da pasta e vem recebendo elogios também pela atuação da secretaria através dos CRAS e do CCI.
O Projeto
A UNAMI é um projeto que atende pessoas com 55 anos ou mais e oferece uma série de atividades multidisciplinares voltadas para promover uma experiência enriquecedora na terceira idade. Com o apoio da Semas, as opções de aprendizado foram expandidas. As aulas de espanhol, anteriormente ministradas no ambiente universitário, passam a ser realizadas no Centro de Convivência do Idoso André’s Chamorro, localizado no Jardim Água Boa. Essa mudança visa tornar o acesso às aulas mais conveniente e amigável aos participantes.
Com esse novo acordo, os idosos de Dourados têm acesso a atividades que estimulam a aprendizagem contínua e oferecem oportunidades para interação social e desenvolvimento pessoal.
A parceria se estende à Oficina de Mosaico, uma atividade criativa e manual que estimula a expressão artística e a interação social. As aulas começam no dia 5 de setembro com término previsto para 5 de dezembro e serão realizadas no Centro de Convivência do Idoso Maria Martiniano de Brito, localizado no Parque das Nações, toda terça-feira das 13h30 às 15h30.